facebook instagram
home novidades
novidades

Normas ABNT NBR’s

30.Oct.2020

A OTIMUM acredita em compartilhar conhecimento, por isso preparou um conteúdo especial sobre as Normas ABNT NBR´s de Impermeabilização e Qualificação de Materiais.

 

NBR9574 DE 12/2008

Execução de impermeabilização

Esta Norma estabelece as exigências e recomendações relativas à execução de impermeabilização para que sejam atendidas as condições mínimas de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como a salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade das partes construtivas que a requeiram, atendendo a NBR9575.

 

NBR9575 DE 09/2010

Impermeabilização - Seleção e projeto

Esta Norma estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e projeto de impermeabilização, para que sejam atendidos os requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como os requisitos de salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade das partes construtivas que a requeiram.

 

NBR11407 DE 12/1990

Elastômero vulcanizado - Determinação das alterações das propriedades físicas, por efeito de imersão em líquidos - Método de ensaio

Esta Norma prescreve o método de determinação das alterações das propriedades físicas dos elastômeros vulcanizados, resultantes da imersão em líquidos.

Junta de dilatação

 

NBR11905 DE 10/2015

Argamassa polimérica industrializada para impermeabilização

Esta Norma específica os requisitos mínimos exigíveis para argamassas poliméricas industrializadas para impermeabilização sobre sistemas construtivos não sujeitos às fissuras dinâmicas, submetidas à ação de água de percolação, sob pressão negativa e sob pressão positiva.

Aquastop II, Aquastop STD, Aquastop Flex, Vedamix Plus, Masticryl Tr,

 

NBR12170 DE 03/2017

Materiais de impermeabilização - Determinação da potabilidade da água após o contato

Esta Norma específica os ensaios a serem realizados e as condições de aceitação para sistemas de impermeabilização de reservatórios após manter o contato com água potável para consumo humano.

Aquastop II

 

NBR12171 DE 04/1992

Aderência aplicável em sistema de impermeabilização composto por cimento impermeabilizante e polímeros - Método de ensaio

Esta Norma prescreve o método aplicável em sistema de impermeabilização composto por cimento impermeabilizante e polímeros, preparado de acordo com as recomendações do fabricante e aplicado diretamente sobre a estrutura a ser impermeabilizada.

Aquastop II, Aquastop STD, Aquastop Flex, Aquastop BR, Vedamix Plus, Masticryl TR

 

NBR13321 DE 07/2008

Membrana acrílica para impermeabilização

Esta Norma fixa os requisitos mínimos exigíveis para membrana acrílica mono componente à base de polímeros acrílicos termoplásticos em dispersão aquosa, destinada a impermeabilizar as superfícies que devem ficar expostas às intempéries, sobre as quais é limitado o trânsito para manutenção eventual

Imperflex, Brancoflex, Thermoflex, Selaflex,

 

NBR15487 DE 05/2007

Membrana de poliuretano para impermeabilização

Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para as membranas de poliuretano destinadas à execução de impermeabilizações, com ou sem estruturante.

Nanoflex PU,

 

NBR15575-5 DE 02/2013

Edificações habitacionais — Desempenho - Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas

Esta parte da NBR15575 estabelece os requisitos e critérios de desempenho requeridos para os sistemas de coberturas para edificações habitacionais.

Norma de desempenho

Item 10- estanqueidade requisitos

10.5- critérios- Estanqueidade para sc impermeabilizado.

a) no ensaio da lâmina d’água ser estanque por no mínimo 72 h

b) manter a estanqueidade ao longo da vida útil de projeto da sc

Método de avaliação, premissas de projeto e memorial devem atender as disposições da ABNT NBR 9575

 

NBR15885 DE 10/2010

Membrana de polímero acrílico com ou sem cimento, para impermeabilização

Esta Norma específica os requisitos mínimos exigíveis para membrana de polímero acrílico com ou sem cimento, fornecida industrializada e pronta para uso, destinada a impermeabilizar estruturas em contato constante ou eventual com a água.

Aquastop II, Aquastop STD, Aquastop Flex, Aquastop BR, Vedamix Plus, Masticryl TR, Imperflex, Brancoflex, Thermoflex,

 

NBR16072 DE 06/2012

Argamassa impermeável

Esta Norma estabelece os requisitos mínimos para argamassa impermeável dosada e preparada na obra e composta de cimento Portland, areia, aditivo impermeabilizante e água, a ser utilizada em fundações, cortinas, subsolos, reservatórios sob o solo, piscinas sob o solo, poços de elevador e outras estruturas equivalentes não sujeitas à fissuração.

Nanoquim Admix, Vedamix Cristalizante, Aquastop S10.


voltar para novidades
leia mais

Baixe a matéria completa em PDF

SEU NOME

SEU E-MAIL

TELEFONE

veja também

Tags

normas

abnt

documentos