instagram
home novidades
novidades

QUANTO CUSTA UM PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO

14.Jun.2024

Muitas pessoas não sabem que o projeto de impermeabilização é obrigatório para toda obra nova e reforma, de acordo com a NBR 9575. E o objetivo da impermeabilização é proteger a construção contra a passagem de fluidos, garantindo a habitabilidade da edificação e segurança da estrutura. 

O projeto de impermeabilização, além de especificar uma solução tecnicamente adequada para cada local, deve ser devidamente compatibilizado com as demais disciplinas para evitar contratempos durante a etapa de execução. 

Um bom projeto de impermeabilização deve ainda apresentar detalhes genéricos e específicos de forma a orientar a correta execução da impermeabilização na obra e facilitar o entendimento pela equipe da obra. 

Um estudo realizado por Lima, J. (2012) levantou o custo da impermeabilização em 10 obras na cidade de Salvador na época e chegou à conclusão que o custo da execução da impermeabilização variou de 0,5 a 2,0% do valor total das obras, tendo como média o valor de 1,1%.

Um levantamento realizado em 10 obras de médio a alto padrão,   executadas entre 2020 e 2022, em Brasília e Goiânia, mostrou que o custo atualmente da impermeabilização, considerando o projeto e execução, variou de 1,1% a 2,2%, sendo o valor médio de 1,8%.

 
E QUANTO CUSTA UM PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO?
 
Ao desmembrar os custos apresentados acima entre projeto e execução, verificamos que o projeto representa de 0,7% a 4,2% do custo total da impermeabilização.
 

Ao comparar os custos do projeto de impermeabilização e da execução da impermeabilização com o custo total da obra, verificamos que o custo do projeto é insignificante em relação ao valor total da obra. Mas isso não reflete a sua importância, pois uma vez que a impermeabilização falhe, seja por concepção inadequada de projeto ou por falta dele, compromete uma parcela significativa do valor da obra. Além do valor da execução da impermeabilização que precisará ser refeita, tudo que estiver acima dela deverá ser demolido para a devida correção.    

Logo, a etapa de projeto é de extrema importância para a obra e o custo extremamente reduzido e jamais deve ser negligenciada. Toda e qualquer obra deve sempre contratar um projeto de impermeabilização para garantir a estanqueidade e evitar grandes problemas de pós-obra e com custos elevados.

 
 

CONSELHO DELIBERATIVO – GESTÃO 2022/2024
Presidente do Conselho: Sr. Dimitri Orrico Nogueira – Saint-Gobain Produtos para Construção;
Vice-Presidente Técnico: Quim. Rolando Infanti Filho – Vedacit do Brasil;
Vice-Presidente Administrador-Financeiro: Sr. Jaques Pinto – MC-Bauchemie Brasil;
Vice-Presidente de Marketing: Eng. Marcelo Ming – Sika S.A;
Vice-Presidente de Desenvolvimento: Eng. Valporê Mariano de Oliveira Junior - Viapol S/A.

Demais membros do Conselho:
Eng. Francisco Rey Puente – Icobit Impermeabilizantes Ltda;
Eng. Irene Joffily – Virtus Soluções;
Eng. José Mario Andrello – Petra Consultoria;
Eng. Firmino Soares de Siqueira Filho - Isolar Impermeabilizações.  

Suplentes:
Sergio Guerra – Denver / Soprema Group do Brasil;
Rafael Lonzetti - RBL Engenharia.


Copyright 2020 © IBI - Avenida Queiroz Filho, 1.700, sala 507 (Torre D)
Condomínio Villa Lobos Office Park
Vila Leopoldina  -  São Paulo/SP.
Perguntas ou comentários: http://ibibrasil.org.br/contato/

produzido por evcom

www.evcom.com.br






 
 

voltar para novidades
leia mais

Baixe a matéria completa em PDF

SEU NOME

SEU E-MAIL

TELEFONE